Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->chapeuzinho vermelho -- 22/03/2003 - 14:07 (otavio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O CHAPEUZINHO VERMELHO

1 ATO E 3 CENAS SEM INTERVALO

PERSONAGENS
DONA CHAPELÃO, MÃE
TINOCO
CHAPEUZINHO VERMELHO
CAÇADOR
LOBO
COELHA
VOVOZINHA
AS ÁRVORES
TRONCO

MÃE- PRECISO MANDAR CHAPEUZINHO VERMELHO DEPRESSA NA FRENTE ENQUANTO PREPARO UM BOLO DE FUBÁ QUE A VOVOZINHA GOSTA TANTO... MAS, ONDE ANDARÁ ESTA MENINA? (CHAMANDO) CHAPEUZINHO VERMELHO! CHAPEUZINHO VERMELHO! (CHAMANDO PRA FORA DE CENA) CHAPEUZINHO VERMELHO! CHAPEUZINHO VERMELHO! (ENQUANTO A MÃE SOME À DIREITA, SEMPRE CHAMANDO, CHAPEUZINHO SURGE À ESQUERDA.)
CHAPÉU- ALGUÉM ME CHAMOU! MAMÃE? MAS AONDE É QUE ELA FOI? ALI? (SAI POR ONDE A MÃE DESAPARECEU.)
MÃE- (ENTRA PELO PROSCÊNIO À DIREITA) NÃO ACHO MINHA FILHA, MEU DEUS! (CHAPEUZINHO CHEGA E PASSA UM SUSTO NA MÃE) O LOBO MAU!
CHAPÉU- SOU EU MAMÃE!
MÃE- QUE SUSTO VOCÊ ME PREGOU, MINHA FILHA! ONDE É QUE VOCÊ ANDAVA QUE NÃO ME ESCUTOU...
CHAPÉU- EU... ESTAVA PASSEANDO NO BOSQUE... BRINCANDO COM OS PASSARINHOS E AS PLANTINHAS...
MÃE- ENQUANTO SUA MÃE VARRIA A CASA, HEM?
CHAPÉU- DESCULPE, MAMÃE... EU... EU VOU VARRER AGORA MESMO.
MÃE- AGORA VOCÊ VAI DEPRESSA À CASA DA VOVOZINHA VER O QUE ELA TEM, ENQUANTO EU ACABO DE PREPARAR O BOLO DE FUBÁ PARA IR DEPOIS. (ENTRA NA CASA E FALA DA JANELA ENQUANTO PREPARA A CESTA.)
CHAPÉU- QUE ACONTECEU À VOVOZINHA, MAMÃE?
MÃE- (ENTREGA A CESTA A FILHA) ELA ESTÁ DOENTE.
CHAPÉU- COITADA DA VOVÓ. COMO É TRISTE SER SOZINHA E VELHINHA.
MÃE- VÁ E NÃO PARE PRA CONVERSAR COM NINGUÉM?
CHAPÉU- NÃO CONVERSO NÃO, MAMÃE... MAS...
MÃE- MAS O QUE?
CHAPÉU- SE EU VER UMA BORBOLETA DAQUELAS GRANDES E AZUIS, POSSO APANHÁ-LA?
MÃE- NÃO, NÃO PODE. HOJE VOCÊ NÃO VAI A FLORESTA BRINCAR COM OS BICHINHOS. VOCÊ VAI VISITAR A VOVÓ...
CHAPÉU- SEI... SEI... E SE EU ENCONTRAR...
MÃE- E SE VOCÊ ENCONTRAR O LOBO MAU?
CHAPÉU- EU FUJO.
MÃE- MUITO BEM. AGORA VÁ. AMANHÃ EU CHEGO LÁ. (CHAPÉU SAI)
MÃE- (A MÃE FECHA A JANELA E CANTA) “OH MEU CEARÁ! OH, MEU CEARÁ! QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS!”
CAÇADOR- (CHEGA AFLITÍSSIMO) Ó DE CASA! Ó DE CASA!
MÃE- (ABRINDO A JANELA) SENHOR CAÇADOR PIRLIMPLIMPLIM! COMO VAI O SENHOR? ACEITA UM CAFEZINHO?
CAÇADOR- DONA CHAPELÃO VERMELHO ESTOU AFLITÍSSIMO!
MÃE-(SAINDO) POR QUE, SENHOR CAÇADOR PIRLIMPLIMPLIM?
CAÇADOR- O LOBO MAU FUGIU DO JARDIM ZOOLÓGICO!
MÃE- OH! (COMEÇA A DESMAIAR.)
CAÇADOR- NÃO DESMAIE NÃO. DONA CHAPELÃO VERMELHO. O MOMENTO É GRAVE! OH! DONA CHAPELÃO DESMAIOU!... (FICA MEIO ATARANTADO, DEPOIS TEM UMA BRILHANTE IDÉIA) O GUIA DO ESCOTEIRO. ( TIRA DA SACOLA QUE LEVA A TIRACOLO UM GUIA DO ESCOTEIRO E COMEÇA A FOLHEÁ-LO NERVOSAMENTE)
COMO DESENTUPIR PIAS... (OLHA O LIVRO E DEPOIS DONA CHAPELÃO ATENTAMENTE. BALANÇA A CABEÇA NEGATIVAMENTE) NÃO... (PASSA ALGUMAS FOLHAS SEMPRE NERVOSO) COMO LIMPAR UMA ESPINGARDA... (MESMA MÍMICA ANTERIOR) NÃO... DESMAIOS DE SENHORAS... (MESMA MÍMICA. BALANÇA A CABEÇA AFIRMATIVAMENTE) SIM É ISSO... (LÊ SEM DIZER NADA, SÓ MURMURANDO. GUARDA O LIVRO GUARDA O LIVRO E TIRA UM VIDRO DA BOLSA; CHEIRA-O, FAZ UMA CARETA E DÁ PARA A DONA CHAPELÃO CHEIRAR. ELA VOLTA A SI; ELE LHE FRICCIONA AS MÃOS) VIM AVISAR PARA NINGUÉM SAIR DE CASA. FIQUEM AQUI QUE NÃO HAVERÁ PERIGO. ESTOU PROCURANDO O MALVADO POR TODA PARTE.
MÃE- (AFLITÍSSIMA MAS... (APONTA POR ONDE FOI CHAPEUZINHO.)
CAÇADOR- (HERÓICO) NÃO TENHA MEDO, DONA CHAPELÃO. COM O CAÇADOR PEDRO PIRLIMPLIMPLIM, FILHO DO GRANDE LENHADOR PORLOMPLOMPLOM, NINGUÉM PODE...
MÃE- MAS CHAPEUZINHO VERMELHO SAIU AGORINHA MESMO E VAI ATRAVESSAR A FLORESTA SOZINHA!
CAÇADOR- SAIU? QUE PERIGO! POR ESTA NÃO ESPERAVA...
MÃE- (AJOELHANDO-SE DRAMATICAMENTE) SALVAI A MINHA FILHA!
CAÇADOR (BEIJA A MÃO DE DONA CHAPELÃO, TOMA UMA ATITUDE HERÓICA, PERFILA-SE) VOU AGIR AGORINHA MESMO...
MÃE- (CORRENDO ATRÁS DELE) ME ESPERA... ME ESPERA SENHOR CAÇADOR... TAMBÉM VOU PROCURAR MINHA FILHA... (TORNA A VOLTAR. PÁRA) O BOLO! (ENTRA EM CASA E PEGA UM ENORME BOLO. VAI SAINDO ATRÁS DO CAÇADOR MAS PÁRA NOVAMENTE, VOLTA A CASA E PÕE UM ENORME CHAPÉU VERMELHO NA CABEÇA. SAI CORRENDO) SENHOR CAÇADOR! SENHOR CAÇADOR! ME ESPERA! ME ESPERA!...

CENA 2 NA FLORESTA

CAÇADOR COM A MÃO NA TESTA FAREJANDO O HORIZONTE, AO TOQUE DO TAMBOR) NÃO VEJO NADA, MAS SINTO CHEIRO DO LOBO MAU... JÁ ESTAVA CANSADO DE TOMAR CONTA DESTA FLORESTA ONDE NÃO ACONTECIA NADA. CHEGOU A HORA DE SER HERÓI. ESTOU EM FORMA. ESTO AFLITO TAMBÉM. (SAI AO SOM DE TAMBOR) VOU DEFENDER MINHA FLORESTA. VOU SER HERÓI!
MÃE- SENHOR CAÇADOR... SENHOR CAÇADOR PIRLIMPLIMPLIM, FILHO DO GRANDE LENHADOR PORLOMPLOMPLOM... ME ESPERA.. ME ESPERA... MINHA FILHINHA ESTÁ EM PERIGO... (SAI)
(OUVE-SE UMA RISADA NA PLATÉIA E SURGE O LOBO LEVANDO UMA MALETA DE VIAGEM ESCRITO “JARDIM ZOOLÓGICO”. SOBE O PROSCÊNIO.)
LOBO- CHEGUEI! CHEGUEI À MINHA FLORESTA! E TODOS JÁ ESTÃO COM MEDO! VOCÊS VIRAM A PROSA DO CAÇADOR? FAROLEIRO! PENSOU QUE PODIA ME DEIXAR PRESO NO JARDIM ZOOLÓGICO, MEU LUGAR É AQUI NA FLORESTA. ESTA FLORESTA É MINHA! ( A CORTINA SE ABRE E APARECE A FLORESTA CHEIA DE ÁRVORES HUMANAS ESTÁTICAS.)
ÁRVORES- OH!
LOBO- QUEM MANDA NELA SOU EU... (CORRE PELA FLORESTA) VOU DESCANSAR UM POUCO DA VIAGEM (SENTA-SE NA MALINHA), E OU COMEÇAR A AGIR... PRECISO PREPARAR UM JANTAR BEM GOSTOSO... DEPOIS DAQUELA GOROROBA DO JARDIM ZOOLÓGICO, MEU ESTÔMAGO ESTÁ PRECISANDO DE UMA...
(PASSA A COELHA AFLITA, OLHA PRA TODOS OS LADOS, PÁRA SUSPIRA FORTE E SAI)... UMA COELHA FRITA COM LEGUMES... AH!AH!AH!AH! (SAI. AS ÁRVORES CONVERSAM UMAS COM AS OUTRAS COMO SE FOSSEM COMADRES.)
CHAPÉU- AH! COMO ESTÁ BONITA A FLORESTA HOJE! ( ÁRVORES BALANÇAM OS BRAÇOS DE SATISFAÇÃO) TÃO VERDINHA! E O AR TÃO FRESCO! SERÁ QUE VAI CHOVER? (AS ÁRVORES FAZEM QUE NÃO COM A CABEÇA) JÁ ANDEI TANTO... TANTO... MAS PRECISO CHEGAR NA CASA DA VOVOZINHA ANTES DA NOITE. (ENCOSTA-SE NUMA ÁRVORE. ELAS FAZEM QUE SIM) MAS ANTES VOU DESCANSAR UM POUQUINHO. (ÁRVORES FAZEM QUE NÃO; CHAPEUZINHO DEIXA A CESTA NO CHÃO)
LOBO- UF! DESTA ESCAPEI! O BOBO DO CAÇADOR ESTÁ CRENTE QUE EU FUI PARA O OUTRO LADO DO RIO... AH!... AH!... AH!...AH!... ENGANEI-O DIREITINHO (SENTE O CHEIRO) QUE CHEIRO BOM! QUE CHEIRO GOSTOSO... (PROCURA DE ONDE VEM O CHEIRO.) UMA CESTINHA CHEIA DE PETISCOS! QUEM SERÁ O DONO DESTAS GULOSEIMAS? SE FOR O CAÇADOR DA FLORESTA( AS ÁRVORES BAIXAM OS BRAÇOS AFLITAS) EU DESAPAREÇO. (AS ÁRVORES LEVANTAM OS BRAÇOS BRUSCAMENTE) SE FOR O GUARDA DO JARDIM ZOOLÓGICO (ÁRVORES DESCEM OS BRAÇOS), EU FUJO (ÁRVORES SOBEM OS BRAÇOS) MAS SE FOR DA MENINA DO CHAPEUZINHO DO CHAPEUZINHO VERMELHO... BEM... EU... (LAMBE OS BEIÇOS) EU... FAÇO... OH! (DÁ COM A MENINA) LÁ ESTÁ ELA DORMINDO... QUE GRACINHA, MEU DEUS! QUE COISINHA MAIS BONITINHA... QUE DELÍCIA VAI SER COMÊ-LA COM BATATAS FRITAS E BATIDA DE MARACUJÁ. MAS É PRECISO PRIMEIRO NÃO ASSUSTÁ-LA... DEIXE-ME VER... (FICA PENSATIVO) E SE EU APARECER PARA ELA VESTIDO DE CORDEIRINHO! (SAI E ORNA A VOLTAR COM A MÁSCARA DE CORDEIRINHO; IMITA-O) MEEE... MEEE... NÃO.... TIVE OUTRA IDÉIA. (TORNA A SAIR. AS ÁRVORES ABAIXAM OS BRAÇOS E OLHAM CURIOSAS NA DIREÇÃO EM QUE O LOBO SAIU. QUANDO ELE VOLTA, LEVANTAM OS BRAÇOS. O LOBO APARECE VESTIDO DE VELHO, BARBAS LONGAS, CHAPÉU DE PALHA.)
LOBO- E SE EU APARECER FINGINDO QUE SOU UM VELHINHO! UMA ESMOLINHA PELO AMOR... (TIRANDO O DISFARCE) NÃO... TIVE OUTRA IDÉIA. (SAI. AS ÁRVORES NERVOSAS.)
LOBO- (VESTIDO DE ANJO) QUEM SABE É MELHOR ELA PENSAR QUE EU SOU UM ANJO VINDO DO CÉU? NÃO EU TIVE UM ÓTIMA IDÉIA. (SAI)
LOBO- (ENTRA CORRENDO E DIRIGE-SE À PLATÉIA) VOU FINGIR QUE SOU EU MESMO MAS... BONZINHO... ISTO MESMO. NÃO HÁ MENINA QUE RESISTA A UM LOBO MAU FANTASIADO DE BONZINHO... E QUE SOFRE... AH!AH!AH! (DEITA-SE NO CHÃO COM ARES DE SOFREDOR) AI... AI... AI...
CHAPÉU- (LEVANTANDO-SE) ALGUÉM ESTÁ GEMENDO...
LOBO- AI...AI...AI...
CHAPÉU- QUE GEMIDO TRISTE, MEU DEUS...
LOBO- AI...AI...AI...
CHAPÉU- ALGUÉM DEVE ESTAR PRECISANDO DE AJUDA. (AS ÁRVORES FAZEM QUE NÃO COM A CABEÇA.)
LOBO- AI...AI...AI...
CHAPÉU- (DANDO COM O LOBO) UM LOBO CAÍDO NO CHÃO!
LOBO- AI... AI... AI...
CHAPÉU- LOBO MAU NÃO GEME ASSIM... COME LOGO A GENTE!...
LOBO- AI... AI... AI...
CHAPÉU- NÃO PODE SER ELE... DEVE SER OUTRO... O SENHOR ´O LOBO MAU? (ÁRVORES FAZEM QUE SIM)
LOBO- (COM VOZ ROUCA) SOU O LOBO BOM...
CHAPÉU- AH! BEM... (FAZ SINAL DA CRUZ) EU ESTAVA ACHANDO MESMO QUE NÃO PODIA SER O LOBO MAU... O QUE É QUE O SENHOR TEM?
LOBO- MACHUQUEI A MINHA PATINHA, E MAL POSSO CAMINHAR.
CHAPÉU- COITADO... QUER QUE EU... (LEMBRANDO-SE) JÁ IA ME ESQUECENDO... NÃO DEVO COMEÇAR COM NINGUÉM... (PEGA SUA CESTA) ATÉ LOGO, SEU LOBO BOM...
LOBO- (LAMENTOSO) AI... POBRE DE MIM. NINGUÉM VEM CONVERSAR COMIGO. FUI ATACADO PELO LOBO MAU. ESTAVA QUIETINHO APANHANDO FLORES QUANDO AQUELE BRUTO APARECEU.
CHAPÉU- OH! QUE HORROR! (PAUSA) COMO É QUE ELE PODERIA ATACAR O SENHOR SE ELE ESTÁ PRESO NO JARDIM ZOOLÓGICO?
LOBO- FUGIU, MENINA, FUGIU...
CHAPÉU- OH! QUE PERIGO! MAS SENHOR LOBO, COMO É QUE O LOBO MAU VAI ATACAR O SENHOR QUE É LOBO TAMBÉM? VOCÊS NÃO SÃO IRMÃOS? A VOVÓ DISSE QUE UM LOBO NÃO COME OUTRO LOBO... NEM GENTE COME OUTRA GENTE... AINDA MAIS IRMÃOS... (DURANTE ESTE DIÁLOGO, AS ÁRVORES LENTAMENTE VÃO SE AFASTANDO PARA O FUNDO DO PALCO FORMANDO UMA ESPÉCIE DE CLAREIRA ONDE CHAPEUZINHO E O LOBO SE MOVIMENTAM.)
LOBO- MAS NÓS NÃO SOM OS IRMÃOS... NÃO... SOMOS... PRIMOS LONGE... EU SOU PRIMO POBRE. ELE TEM UMA RAIVA LOUCA DE MIM.
CHAPÉU- POR QUE?
LOBO- PORQUE EU SOU BONZINHO E GOSTO DE ASSISTIR DRAGONBALL Z.
CHAPÉU- (NA DÚVIDA) SINTO MUITO NÃO PODER FICAR MAIS UM POUCO COM O SENHOR, MAS É QUE A VOVÓ ESTÁ DOENTE E PRECISO LEVAR MINHA CESTINHA PARA ELA. (ELA SE ENCAMINHA PARA FORA. O LOBO FINGE QUE ESTÁ CHORANDO. ELA VOLTA E FICA MUITO TRISTE)
LOBO- A SUA VOVOZINHA QUE É FELIZ DE RECEBER VISITA ... (OUTRO TOM) ELA MORA MUITO LONGE?
CHAPÉU- MORA NA VIRADA DA SEGUNDA CURVA, DEPOIS DA MANGUEIRA GRANDE.
LOBO- AH! NA VIRADA DA SEGUNDA CURVA, DEPOIS DA MANGUEIRA GRANDE... SEI... SEI... E ELA ESTÁ SOZINHA?
CHAPÉU- ESTÁ COITADINHA...
LOBO- COITADINHA. VOCÊ DEVE MESMO IR LOGO.
CHAPÉU- ADEUS, SEU LOBO BOM. VOCÊ FOI A PRIMEIRA MENINA BOA, ENGRAÇADINHA, GOSTOSINHA... (VAI SE APROXIMANDO)
CHAPÉU- OH! SENHOR LOBO!
LOBO- (TRISTE) UM LOBO É SEMPRE UM LOBO...
CHAPÉU- ENTÃO ADEUS, PRECISO IR DEPRESSA... ( A MENINA SAI)
LOBO- CHAPEUZINHO VERMELHO! CHAPEUZINHO VERMELHO!... VEM CÁ... (ELA VOLTA) VOCÊ TEM CORAGEM DE IR POR ESTE CAMINHO?
CHAPÉU- È O CAMINHO DA CASA DA MINHA AVÓ.
LOBO- AINDA BEM QUE SOU SEU PRA LHE AVISAR...
CHAPÉU- AVISAR O QUE?
LOBO- É JUSTAMENTE POR ALI QUE SE ACHA O MEU PRIMO LONGE...
CHAPÉU- O LOBO MAU?
LOBO- É JUSTAMENTE. ESTÁ LÁ À ESPREITA DOS POBRES CORDEIRINHOS QUE PASSAM...
LOBO- QUERO ENSINAR-LHE UM ATALHO PARA CHEGAR À CASA DE SUA AVÓ SEM PERIGO ALGUM.
CHAPÉU- EXISTE ALGUM CAMINHO MAIS CURTO PARA SE CHEGAR À CASA DE SUA VOVÓ?
LOBO- UM CAMINHO QUE EU SÓ ENSINO A MEUS AMIGOS...
CHAPÉU- BONDADE SUA , SENHOR LOBO.
LOBO- OLHE. VOCÊ VAI POR ALI, ATÉ ENCONTRAR UM PÉ DE TANGERINA. DEPOIS DOBRE PARA ONDE O SOL SE PÕE, ATÉ CHEGAR AO MAMOEIRO. LÁ É SÓ SEGUIR QUE ENCONTRARÁ A CASA DA SUA AVÓ.
CHAPÉU- MAS O SENHOR CONHECE A VOVÓ QUINQUINAS?
LOBO- QUEM DONA QUINQUINAS?... MUITO... ELA SEMPRE ME DAVA PÉ-DE-MOLEQUE QUANDO EU AINDA ERA UM LOBINHO... BOA SENHORA AQUELA... QUALQUER DIA DESSES VOU VISITÁ-LA...
CHAPÉU- VÁ MESMO, SEU LOBO. ELA É UMA AVÓ MUITO BOAZINHA. ENTÃO O CAMINHO É AQUELE, NÃO É? ATÉ O PÉ DE TANGERINA, DEPOIS DOBRO PARA ONDE O SOL NASCE...
LOBO- O SOL SE PÕE...
CHAPÉU- É ISTO MESMO, PARA ONDE O SOL SE PÕE, ATÉ O MAMOEIRO...
LOBO- MUITO BEM... E CHEGARÁ MUITO MAIS DEPRESSA...
CHAPÉU- ADEUS, LOBO BOM. MUITO OBRIGADA... (SAI)
LOBO- ADEUS MENININHA... (LEVANTANDO-SE E MUDANDO DE TOM E DE ATITUDES) ATÉ BREVE... VÁ DIREITINHO, MEU BENZINHO... CAIU QUE NEM UM PATINHO. AH! AH! AH! AH! ENSINEI A ELA O CAMINHO MAIS COMPRIDO... ENQUANTO ANDAR PROCURANDO O PÉ DE TANGERINA, JÁ ESTAREI A MUITO TEMPO COM A VELHINHA NO PAPO... MINHA VELHA MIGA DONA QUINQUINHAS... SOU FORMIDÁVEL! FAREI FAROFA DE OVO E COMEREI A VOVOZINHA FRITA NO AZEITE... O CHAPEUZINHO, TÃO TENRINHO, SERÁ MINHA SOBREMESA... AH! AH! AH! AH! (SAI)

TERCEIRA CENA

LOBO- QUEM TE CONHECE MÃO QUER TE VER MAIS... AH! AH! AH! LÁ ESTÁ ELA BEM SENTADINHA NA CADEIRA... ESTOU NA DÚVIDA! COMEREI A VELHINHA COM BATATINHAS EM VOLTA, OU FRITA NO ÓLEO DE PEROBA? OH! QUE DÚVIDA! (OLHANDO PARA O LADO DA FLORESTA) QUANDO CHEGAR A MENINA, QUE AINDA CUSTARÁ UMA BOA MEIA HORA... ENTÃO... AI QUE DELÍCIA! QUE SOBREMESA MARAVILHOSA! COM BASTANTE SUSPIRO E CREME DE LEITE... AH! SORVETINHO DE PISTACHE! BABA DE ANJO! (LAMBE OS BEIÇOS), QUINDIM DO CÉU! (OUVE-SE O RITMO DO CAÇADOR) NÃO É POSSÍVEL, QUE PERSEGUIÇÃO! (ESCONDE-SE POR DETRÁS DAS ÁRVORES) AI... ESTA ÁRVORE TEM ESPINHO... (SAI E SE ESCONDE DO OUTRO LADO ATRÁS DA CORTINA.)
CAÇADOR- (BATE À PORTA) Ó DE CASA! (TORNA A BATER) DONA QUINQUINHAS! DONA QUINQUINHAS!
VOVÓ- ALGUÉM ME CHAMOU?
CAÇADOR- (ENTRANDO) FUI EU, DONA QUINQUINHAS, O CAÇADOR PEDRO PIRLIMPLIMPLIM, FILHO DO VELHO LENHADOR PEDRO PORLOMPLOMPLOM... SOU O CAÇADOR
DA FLORESTA...
VOVÓ- AH! O VENDEDOR DA FESTA? SENTA, MEU FILHO... VOU BUSCAR UM CAFEZINHO PARA REFRESCAR UM POUCO.
CAÇADOR- NÃO PRECISA NÃO, DONA QUINQUINHAS, QUERO SÓ SABER SE NÃO PASSOU POR AQUI UM LOBO MUITO PELUDO, MUITO MAGRO, MUITO FEIO?...
VOVÓ- O QUE?
CAÇADOR- UM L-O-B-O!
VOVÓ- AH! BOLO! O SENHOR PREFERE CAFÉ COM BOLO, NÃO É? ESTÁ BEM, VOU BUSCÁ-LO... (SAI RESMUNGANDO) VENDEDOR DA FESTA... VENDEDOR DA FESTA...
CAÇADOR- NÃO É ISTO NÃO. OH! ELA É SURDA. NÃO ADIANTA INSISTIR. NÃO TENHO TEMPO A PERDER. O BICHÃO DEVE ESTAR POR AQUI E UM CAÇADOR QUE SE PREZA NÃO DEIXA ESCAPAR UM MALVADO ASSIM À TOA. ESTA SENHORA ESTÁ EM PERIGO. ELA PRECISA DE MIM. (RITMOS DO CAÇADOR QUANDO ELE SAI) COMO CANSA SER HERÓI! (SAI DE CENA)
LOBO- (APROVEITANDO O RITMO DO CAÇADOR, ENTRA EM CENA) COMO CANSA SER BANDIDO! AH!AH!AH!AH!... (ENTRA NA CASA, EXAMINA UM POUCO E QUANDO PRESSENTE A VELHINHA VOLTANDO, PÕE APRESSADAMENTE O CHAPÉU DO CAÇADOR NA CABEÇA.)
VOVÓ- (ENTRANDO) O BOLO JÁ VEM AÍ... (RI; DÁ A XÍCARA AO LOBO E SENTA-SE NA CADEIRA) POIS É, MEU FILHO, EU ESTAVA MESMO PRECISANDO DE COMPANHIA... FICO TÃO SOZINHA AQUI... MAS VOCÊ VENDE FESTA, É?... PARA QUE, HEM?...
LOBO- (PERCEBENDO QUE ELA NÃO NOTOU A MUDANÇA) PARA ARRANJAR DINHEIRO PARA OS POBREZINHOS... (À PARTE) ELA NEM NOTOU A MUDANÇA. ALÉM DE SURDA, NÃO ENXERGA BEM... ESTÁ PRA MIM... AH!AH!AH!AH!
VOVÓ- (NOTANDO QUE ELE RI, E QUE É FEIO) O SENHOR ESTÁ SENTINDO ALGUMA COISA? ESTÁ COM FRIO? PARA QUE TANTA ROUPA? ESTÁ DOENTE?
LOBO- (MATREIRO) ESTOU DOENTE SIM...
VOVÓ- DO DENTE, COITADO!
LOBO- DO DENTE, NÃO, DOENTE DA ALMA...
VOVÓ- CALMA.. É PRECISO MESMO MUITA CALMA, SENHOR VENDEDOR...
LOBO- NÃO SOU VENDEDOR, SOU CAÇADOR.
VOVÓ- MUITA DOR, É? COITADO...
LOBO- (PERDENDO A PACIÊNCIA) NÃO SOU VENDEDOR NEM TENHO DOR NENHUMA... SOU O LOBO MAU E VOU COMER A SENHORA AGORA MESMO... (TREPA NO BAÚ E AMEAÇA A VOVÓ COM CARAS HORROROSAS.)
VOVÓ- COITADINHO DO SENHOR... IMAGINO COMO ESSA DOR O PÕE NERVOSO... VOU BUSCAR UM CHÁ DE ERVAS QUE CURA TUDO... (O LOBO ROSNA) CURA... CURA TUDO, ATÉ NERVOSO... (DA PORTA) É UMA ERVA MILAGROSA QUE PLANTEI NA MINHA HORTA... (SAI) FEIO ESTE VENDEDOR, MEU DEUS. PARECE O FINADO COMPADRE GERVÁSIO. (A VOVOZINHA FICA MEIO PERDIDA NO MEIO DO PALCO) II... ESTE CAMINHO ESTÁ COMPRIDO HOJE... ACHO QUE ESTOU FICANDO CEGUINHA... JÁ NEM CONHEÇO MAIS A ESTRADA...

LOBO- ESTA VELHA SURDA ME PÕE MALUCO! VOU ESPERÁ-LA AQUI DETRÁS DA PORTA E VOU COMÊ-LA DE UMA VEZ, QUE MINHA BARRIGA JÁ ESTÁ RONCANDO DE FOME... (OUVE-SE O CANTO DA MENINA. O LOBO VAI À JANELA) ORA BOLAS, LÁ VEM A MENINA! QUE DIABO, NÃO GOSTO DE COMER SOBREMESA ANTES DO ALMOÇO... TENHO QUE ME DESFARÇAR. ESTA MENINA É TÃO BOBINHA!... É DE FAMÍLIA... VAI SER FÁCIL. (ENQUANTO FALA, ABRE O BAÚ DE FOLHA E TIRA UM CHALE DA VOVOZINHA, A TOUCA E OS ÓCULOS, VESTE-OS E SE METE DEBAIXO DA COBERTA, SENTANDO-SE NA CADEIRA. CHAPEUZINHO SE APROXIMA E PÁRA NA JANELA.)
CHAPÉU- (DA JANELA) VOVÓÓÓ... VOVOZINHA!...
LOBO- (COM VOZ GROSSA) O QUE É MINHA NETINHA?
CHAPÉU- (AINDA DA JANELA) IIII, VOVÓ, QUE VOZ TÃO GROSSA! ( SAI DA JANELA E ENTRA NA CASA)
LOBO- É QUE PEGUEI UM RESFRIADO NA VOZ...
CHAPÉU- NA VOZ?...
LOBO- É NA VOZ, BARRIGA, NO PÉ... ORA, UM RESFRIADO INTEIRO...
CHAPÉU- COITADINHA DA MINHA VOVÓ... E AINDA POR CIMA O REUMATISMO, NÃO É?
LOBO- (COM VOZ GROSSA) E AINDA POR CIMA A FOME... (VOLTANDO AO FALSETE) E AINDA POR CIMA O REUMATISMO...
CHAPÉU- TROUXE OVOS, VINHO QUEIJINHOS DE MINAS PARA A SENHORA... (ENQUANTO FALA, VAI ARRUMANDO A COBERTA DO LOBO) VOVÓ... QUE PELE É ESSA TÃO ESCURA?
LOBO- A NATUREZA, MINHA NETINHA... (NO FALSETE) FRIO... MUITO FRIO...
CHAPÉU- A VOVÓ ESTÁ TÃO ESQUISITA HOJE...
LOBO- CHEGA MAIS PERTO, FILHINHA, QUE EU QUERO TE CHEIRAR...
CHAPÉU- ME CHEIRAR?
LOBO- CHEIRAR O QUEIJINHO, ORA!
CHAPÉU- (FALANDO BEM ALTO) MAMÃE MANDOU UM RECADO... ELA DISSE QUE SÓ VEM AMANHÃ PORQUE TEM QUE ACABAR O BOLO DE FUBÁ QUE A SENHORA TANTO GOSTA E...
LOBO- (GRITANDO) NÃO PRECISA GRITAR TANTO, QUE NÃO SOU SURDO!
CHAPÉU- (EM TOM NORMAL) Ó VOVÓ, ENTÃO A SENHORA NÃO É SURDA?
LOBO- (EM TOM NORMAL) CLARO QUE SOU, MINHA NETINHA... (GRITANDO) MAS É QUE DESTE OUVIDO AQUI, EU JÁ ESTOU OUVINDO...
CHAPÉU- (GRITANDO) MAS NÃO PRECISA GRITAR TANTO QUE EU NÃO SOU SURDA...
LOBO- (ABAIXANDO A VOZ IMEDIATAMENTE) É MESMO VOCÊ NÃO É SURDA... ENTÃO SUA MÃE VEM AMANHÃ?
CHAPÉU- VEM SIM...
LOBO- MAIS UM ALMOÇO GARANTIDO, OBA!
CHAPÉU- ACHO QUE A VOVÓ ESTÁ É SOFRENDO DA BOLA... (DÁ UMA VOLTA EM TORNO DA CADEIRA, OBSERVANDO-A) VOVÓÓÓÓ... POR QUE A SENHORA TEM ESSA ORELHA TÃO GRANDE?
LOBO- É PARA TE ESCUTAR, MINHA NETINHA.
CHAPÉU- OH! E POR QUE A SENHORA TEM ESSE OLHA TÃO GRANDE, VOVOZINHA?
LOBO- É PRA TE OLHAR...
CHAPÉU- OH!... E POR QUE A SENHORA TEM ESSE NARIZ TÃO GRANDE?
LOBO- É PRA TE CHEIRAR...
CHAPÉU- (QUASE CHORANDO) OH! E... E... PARA QUE A SENHORA TEM ESSA BOCA TÃO GRANDE, TÃO GRANDE, TÃO GRANDE ... HEM, VOVOZINHA?
LOBO- É PRA TE COMER...
CHAPÉU- OH! MEU DEUS, MINHA NOSSA SENHORA, ESTOU MUITO DESCONFIADA QUE ESTA NÃO É MINHA VOVÓ. (OUVE-SE O RITMO DO CAÇADOR. O LOBO SE LEVANTA) O LOBO MAU!
LOBO- EM CARNE E OSSO! ESTOU PERDIDO... LÁ VEM O CAÇADOR. ENTRA DEPRESSA NESTE QUARTO, MENINA, ENQUANTO TAPEIO ESSE CAÇADOR.( FECHA A MENINA NO QUARTO E TORNA A VOLTAR PARA CADEIRA.)
CAÇADOR- (DA JANELA) Ó DE CASA! AH! TINHA ME ESQUECIDO QUE A VELHINHA É SURDA... BOA TARDE DONA QUINQUINHAS. A SENHORA VIU POR CASO PASSAR POR AQUI O LOBO MAU?
LOBO- NÃO, NÃO PASSOU, NÃO. OU MELHOR, PASSOU SIM. PASSOU E FUGIU NA DIREÇÃO DO LIMOEIRO...
CAÇADOR- LIMOEIRO? (ENTRA)
LOBO- ESTOU COM TANTO MEDO SEU CAÇADOR... SERÁ QUE O SENHOR SERIA CAPAZ DE PEGÁ-LO?
CAÇADOR- QUEM? EU? ORA, DONA QUINQUINHAS, ENTÃO A SENHORA NÃO SABE QUE EU SOU O FAMOSO PEDRO PIRLIMPLIMPLIM, FILHO DO JÁ FAMOSO LENHADOR PEDRO PORLOMPLOMPLOM? AQUELE LOBO É CANJA PRA MIM... PODE FICAR CERTA, MINHA SENHORA (ACARICIA A CABEÇA DO LOBO, QUE FAZ TREJEITOS) QUE ENQUANTO ESTA FLORESTA ESTIVER AOS CUIDADOS DO CAÇADOR PEDRO PIRLIMPLIMPLIM, A SENHORA PODE DORMIR EM PAZ... (FAZ QUE VAI BEIJAR A MÃO D VOVOZINHA E DA COM A MÃO DO LOBO) ENTÃO ADEUS, MINHA SENHORA. (OS DOIS SE ENTREOLHAM POR ALGUNS INSTANTES. DEPOIS, NUM GESTO BRUSCO O CAÇADOR TIRA-LHE A TOUCA. O LOBO SE LEVANTA E TIRA OS ÓCULOS, CHALE E MANTA DE CIMA DE SI. OS DOIS SE PÕEM EM ATITUDE DE LUTA.)
CAÇADOR- O LOBO MAU! COMEDOR DE CRIANCINHAS, LADRÃO DE PASSARINHOS... BANDIDO. (DEPOIS DE UMA LIGEIRA DANCINHA, LUTAM UM POUCO AO SOM DE TAMBORES E PRATOS, ETC. O CAÇADOR COM UMA CORDA AMARRA AS MÃOS DO LOBO, QUE ESTÁ SENTADO NA CADEIRA, AMORDAÇA-O MAS, QUANDO VAI AMARRAR-LHE OS PÉS, O LOBO COM AS MÃOS AMARRADAS DA UM SOCO NA CABEÇA DO CAÇADOR QUE CAMBALEIA FAZENDO UMA ESPÉCIE DE DANCINHA ACOMPANHADA DE MARIMBA E PASSARINHOS, ATÉ CAIR. O LOBO SE LEVANTA E AINDA DE MORDAÇA E AS MÃOS AMARRADAS SAI DA CASA E DÁ COM TINOCO E A MÃE DE CHAPÉU.)
VOVÓ- (ENTRANDO) (DANDO COM A FILHA) BOLINHO DE FUBÁ!
MÃE- VOVOZINHA! ENTÃO LOBO NÃO COMEU A SENHORA!
VOVÓ- QUERIA TANTO COMER BOLO DE FUBÁ... VAMOS MEUS FILHOS, VAMOS TODOS QUE O SENHOR VENDEDOR ESTÁ NOS ESPERANDO.
MÃE- SENHOR VENDEDOR? (NESTE MOMENTO O CAÇADOR VOLTA A SI, SENTINDO GRANDE DOR NA CABEÇA.)
CAÇADOR- COMO CANSA SER HERÓI!... ONDE ESTÁ O BICHÃO? FUGIU? (SAI DE CASA E ENCONTRA OS OUTROS) ONDE ESTÁ O BICHÃO?...
MÃE- SENHOR CAÇADOR! MINHA FILHINHA FOI COMIDA PELO LOBO MAU...
CAÇADOR- FOI? MEUS PÊSAMES! COMO? NÃO É POSSÍVEL!
VOVÓ- QUER UM POUQUINHO DE BOLO DE FUBÁ? MINHA FILHA FAZ BOLO DE FUBÁ COMO NINGUÉM... (O LOBO APARECE. HÁ UMA PERSEGUIÇÃO GERAL. O CAÇADOR CONSEGUE PRENDER O LOBO. CHAPEUZINHO GRITA POR SOCORRO. TODOS PROCURAM, O CAÇADOR ENCONTRA ELA)
CHAPÉU- O LOBO MAU!
CAÇADOR- NÃO TEM MAIS PERIGO ALGUM! (PUXA O LOBO PELA COLEIRA) VAMOS SEU MALANDRO QUE VOCÊ SÓ SERVE PRA SER VISTO ATRÁS DAS GRADES. (SAI SOLENEMENTE PUXANDO O LOBO ACOMPANHADO PELA VOVOZINHA E POR CHAPEUZINHO. QUANDO CHEGAM NO PROSCÊNIO O PANO SE FECHA.)
NA CENA TIRA-SE O CENÁRIO E AS ÁRVORES VOLTAM AS SUAS PRIMITIVAS POSIÇÕES DA 2ª CENA. A MÃE SENTA-SE NUM BANQUINHO PERTO DO TRONCO FAZENDO TRICÔ. ENQUANTO TIRAM O CENÁRIO O CAÇADOR PUXA O LOBO DIZENDO:
CAÇADOR- VAMOS PARA O JARDIM ZOOLÓGICO! (APARECEM NO PROSCÊNIO A VOVOZINHA E CHAPEUZINHO.)
VOVÓ- ESPERA... ESPERA, SEU VENDEDOR DA FESTA... ESPERA O CAFEZINHO...
LOBO- ADEUS, DONA QUINQUINHAS... SE A SENHORA PRECISAR DE UM LOBO VIRA-LATA PARA CUIDAR DE SUA HORTA, É SÓ ME CHAMAR NO JARDIM ZOOLÓGICO.
CAÇADOR- NADA DE CONVERSA SEU LOBO MAU... VAMOS! (SAEM) (VOVÓ E CHAPEUZINHO CONTINUAM DANDO ADEUS ATÉ QUE A CORTINA SE ABRE E AS ÁRVORES CANTAM BALANÇAM OS GALHOS, AS TRÊS SE SENTAM NO TRONCO E SE ABRAÇAM)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui