Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Quem te deu autoridade? -- 14/02/2007 - 16:42 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem te deu autoridade?

Fernando Zocca

No tempo de Jesus, conforme é sabido, havia um monopólio do perdão. Ou seja: somente os sacerdotes tinham digamos, a “autorização” para redimir os pecados daqueles que por ignorância, ou qualquer outro motivo, infringiam as leis morais.
Ocorre que os ensinamentos de Jesus, que aconteciam há uns dois anos, dispensavam os serviços dos sacerdotes, e esse fenômeno pareado com a opressão militar e fiscal sofrida pelo povo judeu, tornavam o clima bastante quente.
Numa ocasião Jesus foi questionado com firmeza pelos seguidores de Anás e Caifás. Perguntaram-lhe: “Quem é que te deu autoridade para fazer isso você vem fazendo?”
Disseram a Jesus (em tom ameaçador) que ele afirmava ser filho de Deus; acusaram-no de violar o sábado, e perdoar os pecados. “Mas quem foi que te deu essa autoridade?” Eles queriam saber de qualquer jeito; afinal Jesus ameaçava a ordem teológica vigente.
Se Jesus vivesse sob a pressão dos dias atuais perguntariam a ele: “A que sindicato você pertence?” Ou: “Qual foi a faculdade que você cursou para falar isso tudo que vem falando; você tem diploma para exercer essa atividade?”
É meu amigo, não era fácil não!
Jesus supondo que os detentores do conhecimento (eram doutores em leis teológicas) baseavam a arrogância no saber profundo, devolveu o questionamento perguntando: “Se vocês me disserem quem autoriza João Batista, a lei dos homens ou a lei de Deus, eu lhes responderei a pergunta”.
Os sabichões recearam afirmar qualquer coisa. Na verdade os manda-chuvas temiam a opinião pública, as reações do povo, e se calaram. E por isso mesmo Jesus também não lhes respondeu quem o autorizou a fazer tudo o que vinha fazendo.
Jesus conhecia todos os ensinamentos dos antigos profetas. E ele não precisava de qualquer informação sobre as pessoas: Jesus conhecia os homens por dentro.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui