Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Perdido na Metrópole (18) O Grande Circo! -- 27/05/2003 - 14:00 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Grande Circo Perdido na Metrópole apresenta a mais nova atração, Adilsom, o rádio!

Nasceu! Mais uma personagem. E esta fala muito. Adilsom é um grande companheiro. Presente do meu amigo Etimologista-filósofo substitui com classe a televisão que dispenso. Bastam as atrocidades anunciadas pelo Adilsom. Prefiro MPB. A última notícia que permiti foi o início da guerra no dia do meu aniversário. Legal, não? Não quero TV em casa!

E o Adilsom dispara:
- Dizem que sou louco por pensar assim...Mais louco é quem me diz e não é feliz. Eu sou feliz!

Este negócio de dar nome às coisas está virando mania. Ontem me surpreendi no maior papo com o Genival, meu computador. Louco, eu? Pode ser. A Mafalda, minha geladeira, é mais quieta. O Epaminondas também é pacato. Meu forno microondas está estrategicamente situado sobre a Mafalda. Formam um lindo casal. Acho que rola um clima! Quando ela não ronca.

O Genival foi a primeira personagem que criei. Surgiu da necessidade de aprender informática em tempo recorde. Meu grande amigo é a porta de entrada para um paraíso, ou inferno, particular. Nunca pensei que algo seria tão essencial na minha vida com ele é. Virei dependente. Sou mais viciado em computação do que por macarrão instantàneo. Genival é temperamental e tem como esporte me provocar. O termo correto que define sua personalidade é...Sacana. Isto! Não tem definição melhor. Com sarcasmo tira o maior sarro da minha cara, a cada erro. Por mais normal e perdoável que seja.

Minha vinganssa, é, deixáloo vermeio de reiva como agora!!! Foi o jeito que encontrei para ir à forra. Sua influência em minha vida é tão grande que passei a sonhar em formato e-mail. Isto é incrível. Já aconteceu com vocês? Tenho sonhado via Internet. Acordo sempre fugindo da @ assassina. Terrível. -Não, não, não fui eu que mandei esta mensagem mostrando sua @. Não, não, não... Digo ao abrir os olhos, sobressaltado!

Querem ver o Genival ficar feliz. É só esbarrar na tecla Caps Lock. Ele adora isto. Também gosta de me ouvir ligar para alguém ansioso, antes da pessoa ter tido tempo suficiente para abrir minha mensagem. Devo ser classificado como chato. Será? Vou fazer o que? Sou da Era Jurássica da telefonia. Com autocontrole surpreendente venho coibindo este desvio de caráter tecnológico. Nasci com um telefone na orelha. Antes do isolamento depressivo de dez anos e durante o próprio, meu telefone era minha principal diversão e ocupação. Tudo mudou. Conheço pessoas, falo sobre todos os assuntos, incluindo os pessoais, tudo por e-mail, sem conhecê-las. É esquisito, mas funciona assim agora. Sou obrigado a me adaptar. Falo muito! Demais! É um defeito consciente. Acho que foi por isto que Deus me fez gago. Nem assim ele conseguiu me conter. Falo muito em versão remix mesmo.

Fui perceber mais este defeito de fabricação só agora. Justamente quando passei a ter necessidade de realizar centenas de contatos diários. Sou obrigado a enviar uma mensagem virtual imensa e esperar o interlocutor ter paciência e tempo para responder. É doentio. Entro em desespero a cada nova transação. Outro dia amarrei minha mão direita ao mouse. Deu certo. Fica mais difícil, mas não impossível de tirar o fone do gancho.

Por falar em mão direita. Ela está formigando. Dizem que é a tal de tendinite. Um recém alfabetizado virtual com tendinite? Estou achando o máximo! Por enquanto está só formigando, dizem que dói! Até o momento tem sido um incómodo satisfatório. Por que satisfatório? Sempre sonhei em aprender informática. Finalmente, em menos de um ano, minha profissão exige o dia inteiro em um computador, aprendi e não vou achar legal ter este troço que todo mundo dizia ter? Sempre tive admiração por quem sofria disto. Achava o must. Agora mudei de idéia.

Recebi um e-mail de um aluno do interior do Paraná. Soube que estão utilizando em sala de aula as minhas experiências no estudo da globalização. Isto é incrível. Não entendi como estas vivências erróneas pelos percalços informatizados de minha existência podem ser úteis a este ponto. Bom, pelo menos servem para algo.

O Genival está querendo mandar um recado para toda a classe. Aguardem um minuto. -Que é Genival? Fala coisa! Ele está querendo indicar um site a vocês. -Que site é este Genival? Não, pode tirar o cavalhinho da chuva porque eu não vou sugerir este endereço à moçada. De jeito nenhum. Qual era o site? Vocês nem fazem idéia! Computadorzinho depravado. Não, Genival! Tirar o provedor do ar agora é sacanagem. Não faça isto. Você irá se arrepender. Tirou! Saiu do ar! -Você não fez isto Genival? Fez! -Eu tenho de mandar este artigo hoje, cara. Não acredito!

Ele é assim. Tenho de suportar uma coisa ou outra. Bom, já que estou sem Internet, vou falar sobre a Mafalda, minha geladeira. A Mafalda é super bacana, ela... Voltou! Meu provedor retornou! Incrível! Simples, mas funciona.

Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista. silvioalvarez@terra.com.br
Ilustração - Bruno César: brunoartes@uol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui