Os opositores de Hugo Chaves o chamam de ditador e tudo o mais, mas seria ele um ditador? Estariam seus opositores com a razão?
Vamos ver o que diz o Aurélio:
Ditadura: S. f. 1. Forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo, duma assembléia, dum partido, ou duma classe. 2. Qualquer regime de governo que cerceia ou suprime as liberdades individuais. 3. Fig. Excesso de autoridade; despotismo, tirania.
Onde poderíamos encaixar o presidente da Venezuela?
No primeiro caso não seria possível. Pois, além de ter sido eleito democraticamente pelo voto direto, os três poderes funcionam distintamente um do outro. No congresso, além de funcionar normalmente, a maioria que o presidente possui é tão pequena que nem sempre consegue aprovar todas as propostas do governo. O judiciário é independente. Se não fosse, vários opositores estariam presos; pelo contrário, estão livres para protestar a vontade.
No segundo caso também não seria. Pois, apesar dos momentos difíceis que o país está passando, o povo tem todos os seus direitos individuais garantidos, a liberdade de expressão é tamanha que os opositores do governo protestam a vontade sem que sejam molestados, os meios de comunicação, que também se opõem ao governo, também fazem críticas abertamente ao governo sem que sofram censura.
No terceiro caso também não pode ser. Nem mesmo de modo figurativo. Defender suas idéias e seu país não faz de nenhum governante de ditador. A não ser que algum dos dois primeiros casos fosse satisfeito, o que não se aplica ao presidente da Venezuela.
Ainda é bom lembrar que quem tentou derrubar o governo e chegou a fechar o congresso não foi o governo, mas a mesma oposição que protesta contra o presidente e o acusa de ditador. O presidente só quer terminar o seu mandato. Um apoio à derrubada de Hugo Chaves, além de um golpe à democracia, abre um grave precedente para que os grandes conglomerados insatisfeitos com a política governamental de qualquer outro país passem a incentivar a derrubada de qualquer governo em detrimento da democracia. Já pensaram se essa moda pega? Onde vai parar a democracia e o seu voto? No lixo?