ONDE ESTÃO AS ARMAS QUÍMICAS DO IRAQUE?
A principal justificativa dos EUA para atacar o Iraque era de que este país representava uma ameaça à paz mundial e de possuir armas de destruição em massa. Mas o que se viu até agora não foi nada disso: O Iraque não é capaz de ameaçar ninguém, possui um exercito em frangalhos e não há o menor sinal de armas químicas ou biológicas. Agora se pergunta a Bush e todos aqueles que apoiavam a guerra: cadê a ameaça que o Iraque representava?
Se agora podemos ver que as justificativas dos aliados eram infundadas, então surge uma dúvida: Ou seus serviços de informações não têm competência alguma ou sabiam e usaram isso como desculpa para ocultar outros interesses. Seria muita ingenuidade acreditar na primeira hipótese. Então nos resta a segunda, que é por demais obvia.
Agora resta-nos saber qual eram esses interesses dos EUA e seus aliados no Iraque. Quanto a isso existem uma séria de hipóteses: o petróleo, derrubada de Sadam Hussein, afronta a Europa, evitar a perda da hegemonia mundial entre tantas outras. Mas independentemente de qual seja, será que isso justifica o massacre que estamos assistindo do povo iraquiano? Seriam necessários tantos bombardeios sobre um país destruído, miserável e faminto? Será que a vida de tantos iraquianos, soldados americanos e ingleses valem menos que os desejos megalomaníacos de um presidente? Não haveria alternativa a tanta destruição? Certamente existiria, mas os EUA querem o espetáculo, querem amedrontar o mundo, querem dizer a todos que são invencíveis, querem humilhar a velha Europa. Enfim, querem mostrar ao mundo que não ousem desafiar a hegemonia americana ou sofreram as conseqüências que o Iraque está sofrendo.
|