O NOVO VIETNÃ
Há coisas que são previsíveis muito antes de acontecerem. Quando os EUA invadiram o Iraque surgiram vozes dizendo que seria muito fácil tirar Sadan Hussein do poder e manter o domínio sobre o Iraque seria uma aventura com resultados desastrosos.
Alguns chegaram a dizer -- inclusive eu mesmo -- que a guerra contra o Iraque poderia se tornar num segundo Vietnã. Muitos acharam isso um tremendo absurdo, todavia tudo levava a crer que tais previsões se confirmariam. E agora estão se confirmando.
A cada dia que passa, os ataques contra alvos americanos, estrangeiros e aqueles que apóiam as forças de ocupação se tornam mais constantes, mais intensas, mais organizadas e mais destrutivas. A sensação que se tem é de uma terra sem lei, sem dono, sem ordem. Se a coisa estava ruim no período de Sadan Hussein, agora ficou muito pior e com tendência de piorar ainda mais.
A invasão do Iraque não vai só custar centenas de vidas americanas e iraquianas, vai certamente custar o mandato do presidente Bush. E certamente será um dos maiores revés da política americana após o fim da Guerra Fria. E para o bem da humanidade, espero que essa previsão também se confirme.
|