O LEGADO DOS EUA NO IRAQUE
0000FF”>Oficialmente a guerra dos EUA contra o Iraque acabou a mais de um ano, mas hoje está morrendo mais soldados americanos do que durante a guerra.
Isso tem uma explicação: os Iraquianos estão frustrados com as promessas mentirosas dos EUA. Aliás, se as justificativas para a guerra já foram uma grande mentira, o que não esperar do resto? Mas a verdade é que primeiro os EUA enganaram o quase todo o mundo e depois enganaram o povo iraquiano.
Na verdade, este é o estilo americano de ser. Por onde eles passam, a promessa de uma vida melhor não passa de um sonho que se transforma em pesadelo. O Iraque está à beira de uma guerra civil; daquelas em que o número de mortos será incalculável. O Iraque está quase se transformando em mais um Vietnã. E falta muito pouco para que esse pesadelo americano se torne realidade.
Infelizmente, não vão ser os EUA que vão consertar os estragos provocados à nação iraquiana; não, não serão eles. O próprio povo iraquiano é que terá que se virar e varrer de seu próprio território o pesadelo americano.
Aos EUA só restaram o amargo gosto do fracasso e o aumento do sentimento anti-EUA que cresceu assustadoramente depois da invasão. Ao povo americano ficará a sensação de insegurança, de que novos ataques terroristas são inevitáveis. Este será o legado dos EUA na guerra contra o Iraque, o resto é conversa fiada!
|