O QUE ESPERAR DE 2005?
0000FF”>O que esperar de 2005? Não muita coisa, eis uma grande verdade!
Não. Não estou sendo pessimista demais. Talvez realista demais, mas pessimista, eu não diria tanto. Basta vermos o que aconteceu em 2004 para tirarmos nossas próprias conclusões.
O que aconteceu em 2004?
A violência no Brasil e no mundo só se fez aumentar. E não foram tomadas medidas para reverter tal situação. O que nos leva a concluir que as coisas só tendem a piorar; ou, na pior das hipóteses, ficar na mesma.
O Brasil crescerá quase 5% em 2004, mas ninguém tem coragem de apostar que conseguirá crescer na mesma proporção. Aos fatores que contribuíram para o crescimento das exportações brasileiras, como a expansão mundial, não deve se repetir com a mesma intensidade. É bem provável que o país cresça menos que este ano; o que já não é tão ruim assim.
A miséria no terceiro mundo só cresceu. Os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres. Não houve distribuição de renda, e nenhuma nação tomou medidas eficazes capazes de reverter tal tendência; o que nos leva a crer que a desigualdade social vai continuar na mesma.
George Bush foi reeleito com folga presidente dos EUA. Se antes, sem ter tal legitimidade, fez o que fez, imaginem o que não fará agora que tem todos os poderes para fazer o que bem entender? Irã, Síria e Coréia é que se cuidem, pois podem ser os próximos.
Quanto ao Iraque, não há perspectiva de que as coisas vão melhorar no curto espaço de tempo. Os Eua e as forças de ocupação ainda vão perder muitos soldados, muitos iraquianos ainda vão morrer até que o Iraque se torne uma nação pacífica. Talvez, quando o conflito palestino-israelense for resolvido com a criação de um estado palestino independente, as coisas fiquem mais tranqüilas no Oriente Médio. Contudo, nada indique que isso será resolvido no próximo ano.
Então? Por que pensar que o mundo vai estar melhor no ano que vem?
Não. Não vai estar. Talvez piore.
LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
POR QUE BUSH GANHOU
O RETORNO À IDADE MÉDIA
AOS PERDEDORES, O CASTIGO
DE NOVO ESSE ASSUNTO?
O LEGADO DOS EUA NO IRAQUE?
A HISTÓRIA SE REPETINDO
O NOVO VIETNÃ
IRAQUE: UMA LIÇÃO
GUERRA CONTRA A DEMOCRACIA
|