O PT NA ENCRUZILHADA
0000FF”> O PT está numa encruzilhada. Por um lado estão os radicais que querem que o governo dê uma guinada à esquerda e o partido volte a ser o que era; por outro está o presidente Lula e a ala moderada e majoritária dentro do partido que querem manter o rumo que aí está.
É indiscutível que qualquer petista de verdade está decepcionado com a maneira com que o presidente Lula e sua equipe estão governando este país. Esperava-se grandes investimentos sociais, distribuição de renda, políticas concretas e eficazes para combater o desemprego, e tudo o mais. Mas o que se vê é uma política ortodoxa, mais ao estilo liberal e preocupada em agradar o mercado financeiro.
Todavia, é o PT quem está no poder. E fica um tanto embaraçoso para os petistas criticaram o governo todo o tempo. E por outro lado, as taxas de crescimento da economia, a queda do desemprego e do dólar, o forte crescimento das exportações, os baixos índices de inflação contribuem para amenizar e até mesmo para ofuscarem as críticas e o fraco desempenho do governo em algumas áreas.
A questão é: até quando o governo vai conseguir manter essa política e ao mesmo tempo conter as vozes que clamam por mudanças? Pois até o momento a população em geral aprova os atos do governo. Mas já está chegando o momento em que esses resultados econômicos deixarão de ser novidade. E aí o povo vai querer mais. E esse mais indica mudança de rumo, ou seja, um governo social.
Será que o PT saberá aplicar políticas sociais sem provocar uma crise econômica? Porque até agora todas as tentativas de melhorar a condição de vida dos menos favorecidos tornaram-se os maiores fiascos desse governo. E até quando o PT poderá ser chamado de Partido dos Trabalhadores?
LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
O QUE ESPERAR DE 2005?
POR QUE BUSH GANHOU
O RETORNO À IDADE MÉDIA
AOS PERDEDORES, O CASTIGO
DE NOVO ESSE ASSUNTO?
O LEGADO DOS EUA NO IRAQUE?
A HISTÓRIA SE REPETINDO
O NOVO VIETNÃ
IRAQUE: UMA LIÇÃO
|