A AMÉRICA DO SUL NÃO É MAIS QUINTAL DOS EUA
0000FF”> A mais recente e inédita vitória da esquerda no Uruguai mostra os rumos que os sul-americanos pretendem tomar. Gostem ou não, é fato consumado que há um processo de união e fortalecimento da esquerda latino-americana. As eleições de Chaves na Venezuela, Lula no Brasil, Kirchner na Argentina, e agora Vázquez no Uruguai é a prova de que o Neo-liberalismo e o alinhamento aos EUA chegaram ao fim.
Até pouco tempo Argentina e Uruguai mantinham um alinhamento em todos os setores com os EUA. Dir-se-ia até que os dois países não passavam satélite dos EUA. Todavia, Kirchner, foi eleito com a promessa de romper esse alinhamento incondicional com os EUA, e o mesmo aconteceu com Tabaré Vázquez que foi eleito prometendo maior integração com os vizinhos em detrimento do alinhamento com os EUA.
E essa guinada à esquerda pode ser percebida de forma mais clareza quando se olha a lista dos presentes na posse de Vázquez. Os chefes mais importantes eram exatamente Chaves, Lula e Kirchner. A única ausência sentida foi a de Fidel Castro que não pode comparecer e mandou um enviado especial. E a mudança de comportamento do Uruguai com relação à Cuba já pode ser notada. Antes o país sul-americano combatia o regime cubano, hoje o tem como aliado.
A conclusão que se pode tirar é a de que os povos sul-americanos estão mais interessados em se unirem para encontrar juntos soluções para seus problemas do que recorrerem ao primo rico para ajudá-los. Não é por acaso que a América do Sul está virando as costas para os norte-americanos. Prova disso é o pouco caso que estão fazendo com relação à ALCA. É como diz um alto funcionário do governo dos EUA: “ A América Latina não está mais circunscrita ao hemisfério que ocupa, como um conjunto de países no quintal dos EUA.”
LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
VAI FALTAR EMOÇÃO
O PT NA ENCRUZILHADA
O QUE ESPERAR DE 2005?
POR QUE BUSH GANHOU
O RETORNO À IDADE MÉDIA
AOS PERDEDORES, O CASTIGO
DE NOVO ESSE ASSUNTO?
O LEGADO DOS EUA NO IRAQUE?
A HISTÓRIA SE REPETINDO
O NOVO VIETNÃ
IRAQUE: UMA LIÇÃO
|