O FIM DO GOVERNO LULA
O governo Lula parece ter chegado ao seu final, apesar de faltar ainda um ano e meio para terminar o mandato do presidente. Depois dos escândalos que assolaram membros do governo e principalmente o PT, partido do presidente, o governo não tem mais forças para aprovar nenhum projeto importante. A prova disse são as últimas derrotas no aumento do salário mínimo e do salário dos servidores da Câmara.
Qualquer projeto relevante que chegar ao congresso, o governo vai ter que negociar com a oposição. E nesse caso, a oposição vai fazer o possível para atrapalhar. Um ou outro projeto pode até ser aprovado, mas serão aqueles que atendem mais o interesse da oposição do que os do próprio governo. Por isso o governo Lula chegou ao fim.
Agora só resta ao presidente Lula empurrar seu mandato com a barriga; aliás, é o que já vem fazendo há algum tempo.
O que pode ainda salvar a imagem do presidente é o desempenho da economia. Essa é a única saída. Se a economia continuar a dar bom resultados, se a inflação continuar em queda e os juros baixar, o presidente terá um trunfo para usar contra os adversários. Isso porém não deve evitar a derrota do PT no próximo pleito.
A única saída para PT não ser o maior fiasco nas próximas eleições é punir com rigor os quadros do partido que cometeram irregularidades e pedir de forma convincente desculpas aos eleitores. E até o momento nem uma nem outra aconteceram. De forma que tenho a impressão de que não só o governo Lula chegou ao fim como o PT está correndo o risco de sofrer um revés pior do que o que aconteceu com o PDS após o fim do regime militar.
LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:
USINA DE QUÊ?
PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO
LITERATURA E PORNOGRAFIA
POR QUE MARCOS VALÉRIO MENTE TANTO?
E AGORA PT?
O GOVERNO LULA E A REVOLUÇÃO FRANCESA
A USNA DE LETRAS E A CORRUPÇÃO
EU QUERO O MEU PT DE VOLTA
A MULHER TRAÍDA
AOS USINEIROS
AS CONTRADIÇÕES NO CASO SHIAVO
A AMÉRICA DO SUL NÃO É MAIS QUINTAL DOS EUA
VAI FALTAR EMOÇÃO
|