Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62727 )

Cartas ( 21341)

Contos (13287)

Cordel (10462)

Cronicas (22560)

Discursos (3245)

Ensaios - (10528)

Erótico (13585)

Frases (51112)

Humor (20109)

Infantil (5536)

Infanto Juvenil (4861)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1379)

Poesias (141049)

Redação (3337)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2439)

Textos Jurídicos (1964)

Textos Religiosos/Sermões (6290)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS EUA NUM ATOLEIRO -- 13/12/2006 - 11:33 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS EUA NUM ATOLEIRO


Às vezes, temos dificuldades em imaginar quais serão os desdobramentos de um evento envolvendo povos tão distintos. E mesmo que recorremos à história, a acontecimentos semelhantes no passado, nem assim é possível prever o que acontecerá. É na guerra onde isso se torna mais verdadeiro. No entanto, quando da invasão do Iraque pelas tropas anglo-americanas, houve muitos que – talvez ofuscados pela tecnologia e poderio bélico dos armamentos dos EUA e da Inglaterra – pensaram que a guerra fosse questão de dias e que em pouco tempo os invasores estariam de volta vitoriosos, cobertos de glórias, feitos os antigos generais romanos; como também houve aqueles que se opuseram à invasão, talvez prevendo o caos, talvez certos de que as guerras só servem para causar destruição, dor e mortes.

Existe um ditado que diz que quando algo começa errado, vai dar errado até o fim. Não me recordo exatamente das palavras, entretanto o sentido é esse. E a invasão do Iraque foi um grave erro; talvez o maior erro cometido pelos EUA nas últimas décadas. Na época, muitos levantaram a voz contra, alegando que as justificativas para a invasão – tentativa de desenvolver armas nucleares e o envolvimento de Sadam Husseim com a rede Al Quaeda – não eram convincentes, não eram baseadas em relatórios confiáveis, aliás, o que se acabou confirmando posteriormente. Contudo, o governo americano não deu a mínima para essas vozes ecoantes de todos os cantos do mundo, ignorou-as completamente como sempre fez com relação ao resto do mundo.

Arrancar Sadam Hussein do poder e derrotar o frágil exército iraquiano foi tão fácil como tirar doce de uma criança. Mas se o frágil exército iraquiano foi uma pobre criancinha amedrontada diante do todo poderoso Estados Unidos, o mesmo não se pode dizer do povo iraquiano, cujo fanatismo de certos grupos religiosos vê os EUA como a encarnação do diabo, como um governo a ser combatido de todas as formas. E assim, em nome de Alá, sacrificam a própria vida para derrotar as forças do Mal.

É claro que nem todos os iraquianos pensam assim. Muitos por interesse ou por se sentir gratos aos invasores por tê-los livrados do ditador iraquiano, se aliaram aos invasores. E isso soou ao restante dos iraquianos e principalmente a aqueles que apoiavam o regime anterior como uma traição ao povo e à pátria. Então se passou não só a combater os invasores como também aqueles iraquianos que os apóiam. Conseqüência disso: uma guerra civil sangrenta como nunca se viu, com assassinatos em massa quase todos os dias.

A pergunta que se faz é: a guerra civil e a morte de milhares de iraquianos não poderia ter sido evitada?

Acredito que não. A única forma de ter evitado tal derramamento de sangue seria não ter invadido o Iraque e não ter derrubado Sadam Hussein. Por mais que Sadam fosse um ditador, era forte o bastante para manter o povo iraquiano unido, mesmo que sobre ameaça. Não se pode impor democracia á povo sem que este esteja preparado para recebê-la. E os iraquianos não estão preparados – como a maioria dos países do Oriente Médio – para a democracia. Aliás, a noção que eles têm de democracia é completamente diferente da nossa chamada “democracia ocidental” e, portanto, não é essa democracia que servirá para eles. Nem mesmo o apoio da comunidade internacional e da ONU seria suficiente para evitar o caos.

Agora que o mal está feito, só resta uma saída: evitar o prolongamento desse derramamento de sangue, desse genocídio. É claro que isso não é uma tarefa fácil. E dada à situação de guerra civil em que se encontra o Iraque, retirar as tropas sem mais nem menos pode não ser a melhor solução. O melhor a fazer seria permitir que paises vizinhos (por exemplo, o Irã e Síria) que possuem a simpatia dos grupos rivais substituam as forças anglo-americanas. Assim, os iraquianos não os verão como inimigos mortais e será mais fácil chegar num acordo para o fim das hostilidades. No entanto, a não ser que a coisa fique ainda pior, os EUA jamais aceitarão uma coisa dessas. Aceitá-la seria como admitir incondicionalmente a derrota no Iraque.





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

NESSE DOMINGO EU VOU...

A MÁSCARA CAIU

PENSE BEM...

10 MOTIVOS PARA VOTAR EM LULA

LULA ESTÁ CERTO

POR QUE LULA VAI GANHAR A ELEIÇÃO

O QUE FAZER PARA CONTER O CRIME ORGANIZADO

JOSÉ SERRA E O MENSALÃO

A TODAS AS MULHERES

UMA GUERRA CIVIL ANUNCIADA

A CAMINHO DO BIPARTIDARISMO

REFORMA POLÍTICA JÁ

OS DISTÚRBIOS NA FRANÇA

PLEBISCITO PARA QUÊ?

PARA QUANDO COLHERES UMA ROSA

NÃO VOU FICAR CALADO

Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui