Depois de passar uma semana com o meu Samsung galaxy Tab acho que chegou a hora de expor minhas impressões, as quais podem ser de grande ajuda para aqueles que pretendem adquirir um.
Talvez a questão mais importante seja: será que vale a pena? Um aparelho desses não custa pouco -- bem mais que um netbook ou um modelo mais simples de notebook -- e nem sempre estamos dispostos a gastar muito e se arrepender depois. Mas se você está em dúvida, que tal conhecer um pouco dos recursos do tablet.
O Tablet é um Samsung Galaxy Tab com tela de 7 polegadas e vem com o sistema Android 2.2, do Google. Quanto ao Android, é o que há de mais moderno em termos de sistema opcional para aparelhos móveis. Embora alguns possam considerar o IOS (sistema operacional usado no Ipad e Iphone da Apple) superior, tudo não passa de uma questão de gosto. No fundo os dois competem em pé de igualdade.
Agora, o que chama a atenção é a quantidade de recursos do aparelho. Dir-se-ia ter em mãos tudo num só. Você pode assistir TV digital, ouvir música, acessar a internet, ler livros, editar documentos e claro fazer e receber ligações entre outros. Por si só isso já basta. Mas ainda tem mais: pode assistir vídeos em alta definição e usar o aparelho como roteador para compartilhar a internet. Não testei este último recurso mas quem já testou diz que funciona bem. Quanto aos demais, eu não tenho muito o que falar. Funcionaram como o esperado.
Alguns recursos inclusive foram além das expectativas, como a qualidade das fotografias e dos vídeos e a facilidade na leitura de ebooks por exemplo. Aliás foi um dos recursos que mais gostei, uma vez que cultivo o hábito da leitura. A navegação na internet também é bastante agradável. As páginas são visualizadas sem dificuldade e se encaixam perfeitamente na tela. Acessar as redes sociais também é muito simples. E isso deve agradar a muita gente. Há muitos jogos também, mas esses eu deixei para minha filha testar. E ela aprovou.
Por outro lado nem tudo são flores. Pelo menos um dos recursos me decepcionou. E justamente o que eu mais esperava. Sou escritor e nem sempre dá para ficar carregando um notebook para qualquer lugar, ainda mais nos dias de hoje, onde qualquer objeto de valor chama logo a atenção dos criminosos. Ainda bem que este cabe no bolso e com a capa protetora que acompanha o aparelho ele fica mais discreto. A digitação de textos é confortável, principalmente com o recurso Swype. No entanto apagar partes do mesmo pode não ser uma tarefa assim tão simples, principalmente se o texto não for curto. Testei vários programas para edição de textos e, no meu caso, o que melhor supriu minhas necessidades foi o OfficeSuite. Contudo, mesmo nele, a coisa ficou lenta quando o texto possuía várias páginas. Tive de dividi-lo em vários arquivos menores, com poucas páginas, só então a edição se tornou satisfatória.