A Internet, ao longos dos últimos anos, tem passado por uma série de transformações. Muitas delas provocaram verdadeiras revoluções e contribuíram para a sua disseminação e popularização. E nada contribuiu tanto para transforar a internet em algo corriqueiro, fazendo parte do nosso dia a dia, quanto as redes sociais. Hoje em dia há redes sociais para todo o tipo de propósito. A maioria de nós inclusive faz parte de mais dessas redes ao mesmo tempo.
E as redes sociais não são só uma febre que vem e passa como muitas febres na internet. Elas só não vieram para ficar como também estão mudando o comportamento e o gosto das pessoas. E uma das maiores mudanças e talvez a mais significativa de todas é com relação ao entretenimento. Até pouco tempo o rádio e a televisão reinavam absolutos na preferência do público em geral. Mas hoje eles vêm perdendo ouvinte e telespectadores de forma continua. Embora o rádio e a TV não irão desaparecer, pelo menos num futuro próximo, a perda de preferência para a internet deve levar inevitavelmente a uma drástica redução de estações de rádio e TV. As rádios online, os sites de vídeo como o YouTube por exemplo serão os grandes favorecidos. Aliás, os novos aparelhos de TV que permitem acessar a internet são consequência dos novos tempos. Tanto o ouvinte quanto o telespectador não quer mais ficar preso às grades de programação para ouvir suas músicas preferidas ou assistir seus programas. Ele quer ter a mobilidade de ouvi-las ou assisti-los quando quiser e quando puder. E no momento nem o rádio e nem a televisão são capazes de lhe proporcionar isso. Somente a internet tem esse poder.
Quando nos anos 80 achar que um dia o computador, o aparelho de som a TV e o telefone fossem se unir num único aparelho o sujeito era chamado de louco. Hoje isso é realidade e a previsão se confirmou. Portanto achar que num futuro próximo a TV e Rádio como hoje a gente conhece desaparecerão não é mais tão absurdo quanto foi aquela previsão dos anos 80. Uma nova era só está começando. A verdadeira revolução ainda está por vir.