Os ultrabooks são uma modalidade de computador que fica entre o notebook e o netbook, já que são mais poderosos como um notebook e leves e portáteis quanto um netbook. Na realidade, os ultrabooks são mais parecidos com os notebooks, uma vez que usam o mesmo tipo de processador, têm basicamente as mesmas quantidades de memória e são capazes de executar as mesmas tarefas que a maioria dos notebooks. No entanto, não dispõem de um leitor ótico e nem possuem a mesma quantidade de conectores para cartões de memória (alguns não vem nem com um conector de rede). A capacidade de armazenamento também é menor, uma vez que a maioria dos ultrabooks, ao invés de trazerem em si um hd, utilizam discos em estado sólido, os quais são muito mais rápidos porém bem mais caros (aliás o alto custo dos ultrabooks está diretamente relacionado com a capacidade dos discos sólidos). A ausência de discos ópticos e de um hd é uma das razões pelas quais os ultrabooks são tão finos. Outro detalhe que chama a atenção é o acabamento. São revestidos com material de qualidade -- muitas vezes alumínio -- e resistentes, diferentemente dos netbooks que usam material barato -- normalmente plástico. Quanto ao design, é de encher os olhos, pois parecem obras de arte. Tudo isso torna os ultrabooks o sonho de consumo da maioria dos amantes da tecnologia. O único problema é o preço: são caros demais, o que impossibilita que a grande maioria das pessoas de terem um. Talvez uma redução de impostos e a popularização façam com que os preços caiam e sejam mais condizente com a realidade brasileira. Vamos torcer para isso.