HÁ O QUE SE COMEMORAR?
Hoje o Plano Real está comemorando dez anos, e é inevitável a pergunta: Há o que se comemorar?
A resposta vai depender do ponto de vista de cada um. É inevitável porém reconhecer pontos positivos e negativos desses dez anos de Plano Real.
O principal ponto positivo do plano foi o fim da inflação. Pois todos nós sabemos que altas taxas de inflação corroí salários e penaliza muito mais os trabalhadores do que àqueles de poder aquisitivo maior, tornando o abismo entre os que ganham menos e os que ganham mais ainda maior.
A estabilidade da moeda é outro ponto positivo. Houve alguns momentos em que tudo parecia estar indo por água abaixo, mas, assim que o foco da instabilidade passou, a moeda, se não recuperou o valor perdido, pelo menos manteve-se estável.
Agora no que diz respeito aos pontos negativos, o principal é o desemprego. Nunca as taxas de desemprego foram tão altas como as atuais. E isso não é reflexo duma crise recente, não. Desde o início do Real que as taxas vêm crescendo de forma gradativa. Nem os oito anos de governo FHC, nem o primeiro ano do governo Lula foram capazes de apresentar uma forma de reduzir a taxa de desemprego. E isso é o maior desafío desse governo.
Não podemos negar os avanços do Plano Real, mas também não podemos esquecer ele deixou feridas profundas na sociedade. E essas feridas precisam ser tratadas e curadas para que o país se torne uma nação mais justa e mais dígna aos menos favorecidos.
Que o atual e os proxímos governos têm um grande desafio pela frente, isso têm. Todavia, devemos reconhecer que esforços estão sendo feitos nesse sentido. Se os resultados serão satisfatórios, isso já são outros quinhentos...
|