Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 63357 )

Cartas ( 21354)

Contos (13305)

Cordel (10362)

Cronicas (22580)

Discursos (3249)

Ensaios - (10723)

Erótico (13599)

Frases (51883)

Humor (20199)

Infantil (5632)

Infanto Juvenil (4973)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1387)

Poesias (141354)

Redação (3364)

Roteiro de Filme ou Novela (1065)

Teses / Monologos (2442)

Textos Jurídicos (1968)

Textos Religiosos/Sermões (6374)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->O BRUXO DE TISBÉ - SINOPSE -- 10/11/2005 - 10:08 (Marcelo Pereira de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O BRUXO DE TISBÉ
©2005 M.P.Lima


SINOPSE:

O enredo retrata cronologicamente o contexto dos conflitos bélicos e religiosos ocorridos entre os hebreus, fenícios, sírios e assírios, no período entre 875 e 831 AC.

"O Bruxo de Tisbé" possui uma temática baseada nos feitos do profeta Elias - Eliahu em hebraico - porém com uma conotação épica que transcende a religiosidade para assumir uma visão heróica, marcada pela afirmação do monoteísmo sobre o politeísmo primitivo.

A rainha Jezabel, filha do rei-sacerdote de Tiro Ethbaal, busca exterminar a religião monoteísta hebraica do Reino de Israel para consolidar os ritos sanguinários dos cananeus. Jezabel encarna o estereotipo do ardil feminino, invocando a face mais obscura daqueles que a cercam.

Elias nasceu provavelmente no último ano do reinado de Salomão, período que culminou com a divisão do Império de Davi em dois reinos. O Reino do Norte ou Israel que compreendia as dez tribos do norte, governada inicialmente pelo general e usurpador Jeroboão, e o Reino de Judá com sede em Jerusalém, governada por Roboão filho de Salomão.

O profeta Elias era um eremita, um peregrino do deserto que buscava na solidão das grutas a força divina para combater a idolatria que dominava seu povo. O símbolo da missão profética de Elias era sua capa sagrada, sendo usada sempre que se fazia imprescindível para a concretização do seu sacerdócio.

Elias (930-849 A.C.) foi um homem integral. Amava e odiava, bradava e se resignava, avançava e recuava. Desafiou reis e rainhas do seu tempo, em favor dos perseguidos e injustiçados, sendo um dos poucos que esteve face a face com o Criador na Teofania do Sinai. Como Moisés abriu o Mar Vermelho, ele apartou as águas do Jordão. Como Jesus reviveu Lázaro, ele reviveu o menino Joiada. Nem mesmo a morte conseguiu subjuga-lo, pois aos Céus subiu num torvelinho celestial (2 Reis 2:11).
O profeta Elias é um contraponto dentro da sectária história religiosa da humanidade, pois atrai, até os dias de hoje, o respeito e admiração de cristãos, judeus, e islâmicos.

Concebemos nosso profeta-herói não como um sábio curvado pelo tempo, mas como um homem forte em corpo e espírito, uma personalidade inquietante, um reformador social e religioso que usa o poder de suas palavras para queimar a hipocrisia dos poderosos.

Embora seja uma obra romanceada, como se fora retirada duma inscrição secreta em língua aramaica, procurou-se reconstituir com fidelidade a cronologia bíblica aliada as descobertas arqueológicas dos povos contemporâneos a época da narrativa, a exemplo da Strela de Kurkh (853 A.C.), a Pedra Moabita (850 A.C.), e o Obelisco de Shamanasser III (836 A.C.).

Do povoado de Tisbé irrompeu o portador da Capa Sagrada. Suas tonitruantes palavras acaso não estão esculpidas da Tábua da Eternidade?

O seu clamor relampejante derramou-se sobre os incrédulos, restaurando a Aliança com o povo eleito.

As margens do Querite os pássaros lhe saciaram! Quão glorioso profeta fez volver às águas do Jordão, sendo elevado aos Céus pelos anjos do Senhor?

MPLima.
Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui