Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Dona Eva -- 26/02/2004 - 13:37 (JANE DE PAULA CARVALHO SANTOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A talha está seca, tão seca quanto minha boca e minha garganta. Cadê o moleque imprestável? Moleeeeque! Merda. Preciso levantar, já é dia alto, as donas de casa estão na feira, os maridos estão nas conduções e os amantes esperam; o cretino do entregador de gás já passou buzinando umas quinze vezes. Luuucas! Ah! Taí, criatura inútil? Enche a talha, faz favor. Sem cuspir, animal, nem mijar, que porcaria de gente eu conheço o cheiro a um quilômetro de distância.

Água gelada?! Oh! deus! Não sei se mereço tanta deferência – onde arranjou, traste? Ah, o Vasco arrumou a geladeira? Hoje de manhã? Como assim, já é de tarde??? E tu traste, comeu o quê??? Na Dona Zefa... Ah, vá. A velha me deve um século de aluguel, mesmo – eu é que sou coração mole e não consigo despejar uma anciã. Setenta é? Pensei que fosse menos. Quem te falou? Ela era mãe do Zafir, coisa nenhuma – e tu sabe disso, para de chamar ela de vó – ela era amante dele isso sim, por isso falo que ela não tem setenta anos, deve ter quase sessenta e olhe lá. Faça as contas, seu pai tinha cinqüenta bem marcados quando morreu e largou essa coisa sonsa aí no quintal.

Ah, se me lembro, se me lembro. Já contei essa história umas mil vezes e tu querendo ouvir de novo. Sobrou alguma coisa do almoço que a velha te mandou? Vá buscar e tome assento. Vamos do começo, já que não tenho que te alimentar, tô com a tarde livre. Há quanto tempo não conto isso? Tá na hora mesmo, vai que tu esquece e tu é o único que tem interesse de lembrar.

Quando cheguei de mala e cuia do interior, eu conheci teu pai na rodoviária e ele logo quis ser meu cafetão – eu era moça, veja você, nem conhecia a coisa. Vim para ser doméstica, igual todo mundo, sonhando um futuro dourado, cheio de estrelinha. Mandei seu pai pastar e fui lamber sabão nas casas de família. Acabei dando mesmo para os patrõezinhos, até para fazer raiva às madame... embuxei umas duas vezes, tirei, me desiludi, caí na vida. E quem eu encontrei na primeira noite de castelo? O Zafir, todo entonado, parecendo um rei. As outras sabiam, não deram conversa; eu novinha, caí no bico dele e fiz a noite, pensando no de comer do dia seguinte, pagar o senhorio, comprar uns trapos limpos, botar ordem na minha vida. Que recebi? Só proposta indecente. Ah! cachorro! Mandei pastar de novo. Mas a noite é dura e os bons já tem dona, depois de apanhar muito me rendi às graças do Zafir e fiz patrão de novo – ele conhecia os becos e eu me fazia de menina-moça.

Então veio o Aderbal. Se fez de amigo, botou cachaça na boca do teu pai e trouxe a Zefa no cangote. Zefa já era bem rodada, mas tinha uma lataria atraente, ignorando os defeitos, já que de noite os gatos são pardos. E seu Zafir achou que era hora de entrar na Zefinha, com o consentimento do Aderbal, claro, que na mesma semana botou minhoca na cabeça do Zafir e alugaram um casarão para servir de bordel, coisa chique de boyzinho, até botaram eu mais a velha Zefa de faxineiras, que nós era feia e eles só queriam pitel.. E tome dor de cabeça: além do de comer e de vestir, agora tinha que ter o do aluguel, o das putas, o da polícia e o escambau. De vez em quando um saía sem pagamento e por duas vezes esse alguém foi o delegado.

Pois bem, o inferno começou – toda noite tinha pemba, os clientes foram se irritando, as putas sumindo. E tinha um rapazote devendo uma grana – assim meio que tu, abestado, mas feliz – que pegou um berro da mão do Aderbal com destino certo no peito do delegado. Acertaram as armações, eu seria a desculpa do guri e a velha Zefa testemunha, teu pai e o Aderbal iam passar a noite bem à vista nos salões. Pois foi que o rapazote foi morto antes de sair de casa com a mesma arma que ia passar o delegado; a polícia veio, lacrou tudo e mandou prender a gente. O Aderbal ficou numa cela sozinho e nós todos na outra junto com um monte de escória. Aí teu pai finalmente entendeu que o tal só queria ver era o malfeito e era protegido de alguém ali dentro, até por que toda vez que faltou molhar a mão do guarda, a opinião de não pagar sempre foi do Aderbal. E o Aderbal nunca tinha comido a velha Zefa. Aí seu pai empurrou a velha na parede e ela confessou que morava nos morros e nunca tinha visto aquele homem, que ele tinha prometido dar um castelo pronto para ela depois do golpe – mas que não sabia qual era o golpe. Seu pai mais os outros presos fugiram – esfacelando o delegado e o Aderbal, por acaso, na saída. Não deixaram nem a sopa dos dois, deve ter sido difícil para as famílias separarem dois caixões.

Eu mais a Zefa fomos nos esconder no interior, numa casa de parente dela – um povo feio e sujo, todo mundo duro e ferrado. Penei lá uns meses até ter notícias do Zafir, um moleque disse que tinha uma rural esperando por mim na estrada. Não contei dois e fui embora, com a roupa do corpo, por que era só isso o que eu tinha. Quando cheguei, tava o Zafir sozinho e todo estropiado. Que é de rural, Zafir? Nada, tinham roubado e fugido.

Dormimos ali na beira da rodovia e quando o sol saiu saímos também, caminhando e pedindo carona. Ficamos quase um mês na rua, sem destino certo, até parar num boteco copo sujo onde o dono deu trabalho pra nós dois: eu limpava a cozinha e teu pai limpava o povo nas mesas de truco apostado. Essa robalheira virou uma rinha de galo, que acabou mesmo dando muito dinheiro para o dono do boteco e cachaça na boca do Zafir, claro.

Eu cansei de limpar latrina e ganhei o mundo de novo, sozinha. Fiz a vida até onde deu, que os anos passaram e me pegaram de jeito... Os clientes rarearam, fiquei dura de novo. Tentei botar castelo, mas nunca tive tino para o comercio, só levei no rabo. Aí, numa bela noite sem freguês, eis que aparece o Zafir, todo sonsinho, amor, querida, demorei, mas te achei. Eu achei que era verdade, achei que ia ter um companheiro, fiz planos, botei tinta nova nos sonhos, passamos um ano e pouco na felicidade, o castelo tava indo bem e o Zafir ali, presente, amigo e o cacete.

Foi quando ele me apresentou tua mãe: uma mulher linda, loira, alta, filé mesmo. Ele disse que ela ia ser o chamariz do castelo, e ela podia mesmo, nunca tinha visto nenhuma puta daquela categoria na minha vida. Ela era calada, séria e tinha problema de estômago, por que vomitava muito e não comia nada. Ah! Ah! Ah! Estômago nada, traste… Ela tava era prenha de ti. E de puta não tinha nada, nunca pegou ninguém, logo o buxo apareceu e tu foi uma embuxada dolorida, queria ir embora todo dia, todo dia sangrava e todo dia teu pai rezava pra tu ficar. Tive muito ciúme, trastezinho de merda. Ciúme de nunca ter embuxado do Zafir, ciúme do amor que ele devotava pra tu e pra tua mãe.

Tentei me matar, fiquei doente, fui para o hospital... Mas vaso ruim custa a quebrar e o Zafir me queria viva, só hoje eu sei por quê. Tua mãe não resistiu no parto e tu era um ratinho que só ia viver se tivesse mãe e eu tinha sido eleita pelo Zafir pra esse maldido cargo. Eita! Cuidar de ti foi difícil demais, tu é a cara da tua mãe, toda hora eu lembrava dela e invejava o amor que ela teve... Invejava a beleza dela e até o filho lindo que ela teve – que eu criava, mas nunca seria meu. Invejava até o amor que ela teria por ti e eu nunca fui capaz de ter.

Fechei o castelo e comprei essa casa, teu pai sumiu de novo. Era só eu e tu aqui, eu larguei de vez o negócio da noite e lavo roupa pra fora até hoje. Tu já tinha uns cinco anos e o Zafir voltou com a Zefa a tiracolo, construiu aí esse barracão pra ela morar, adoeceu dos peitos e morreu tísico.

E o resto, tu já sabe de cor.

Eita... Falei tanto que já tá é de noite.

Bóra, traste. Bóra ver a novela. Quê? Vão matar a Lola? Quem falou? Ah! Tu leu na revista. E tu sabe ler, traste? Ora, essa é boa! Tu quer agora é me ensinar... Cachorro velho não aprende truque novo, pra que é que eu quero ler, nessa altura da vida? Ah! Pra ler contigo as revistas de novela... É. Pode ser. Como assim, tu vai ser doutor? E eu, traste? Que vou fazer sem ti? Tu me leva junto? Nunca entendi por que é que tu gosta de mim, eu nem sei mais teu nome de tanto te tratar por traste. Lucas, tá, tá. É mesmo. Doutor Lucas, bora ver a Lola morrer, bóra. Pode, pode ir chamar a velha Zefa... Manda ela trazer pipocas…


jane_de_paula@yahoo.com



Sobre Mim

Vaga Lume N’Alma

Sobre as Poesias

Madrugada

Escrever

Alma Linda

Normalidade

Não queria Falar Sobre Isso

Para Minha Mãe

Ocaso

Canção do Desalento

Torpor

Chuva

Sanidade

Uma Outra História de Amor

Saudade

Constatação
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui