Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62298 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10394)

Erótico (13574)

Frases (50690)

Humor (20042)

Infantil (5462)

Infanto Juvenil (4786)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140827)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->E Num Reino Não Muito Distante Daqui... -- 26/07/2002 - 20:28 (JANE DE PAULA CARVALHO SANTOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estava o Rei reunido com seus Nobres Cavaleiros, decidindo, em Sessão Solene, sobre assuntos de extremada e irrevogável importância, quando adentra esbaforido o Soldado Raso. Depois de fazer as mesuras de praxe, explica o soldado que não sabe como decidir na frente de batalha:

- O Inimigo está atacando pelos flancos, Majestade e Nobres Cavaleiros, e a Honorável Estratégia Definida Para o Combate (de sigla HEDPC, pra facilitar a referência) não contempla este tipo de ataque. Já folheamos e reviramos o HEDPC I e II, lemos todos os anexos e não sabemos como agir. Precisamos de orientação.

Os Nobres Cavaleiros e sua Majestade se entreolharam - não imaginavam como poderia ter ficado de fora algum tipo de ataque. Demoraram tanto na elaboração do HEDPC e dos seus anexos...

Perguntou Sua Majestade:

- Mas o que diz o HEDPC sobre esta questão?

O Soldado Raso, com mais medo de perder a cabeça na forca que na frente de batalha, recuou e soltou num fio de voz:

- Nada, Sua Majestade...

Os Nobres Cavaleiros então puseram a expor as suas opiniões e conceitos, jurisprudências, similaridades ocorridas anteriormente, necessidade de reformular (ainda esta vez) o HEDPC (quem sabe criar o HEDPC III e IV, talvez fosse de bom tom criar logo os dez tomos, pelo menos ficaria completa a prateleira real. Claro que a coleção teria que ser revestida de camurça perfumada com letras de ouro... Melhor não. Pode ficar muito caro e fugir do orçamento, que se faça mesmo encadernação comum, com tinta dourada e apenas uma fita de veludo para marcar as páginas - seria o suficiente.)

O Soldado Raso a tudo escutava e ainda que sentisse a proximidade da forca, balbuciou do seu canto:

- Senhores Nobres Cavaleiros e Sua Majestade, não sei se me expressei bem, mas o inimigo já está atacando e nossos homens não sabem como agir...

Os Nobres Cavaleiros, numa clara mudança de postura - ora, pipocas! O caso era sério! - passaram a se acusar mutuamente, quem seria o responsável pela omissão do HEDPC?

E falaram, falaram. Por horas a fio. O Soldado Raso, cansado de esperar de pé, se sentou no chão do canto da Honrosa Sala de Reuniões de Sua Majestade e seus Nobres Cavaleiros.

Passada toda a noite em discussões, acusações e dúvidas estéticas, decidiu a Sessão Solene que a tática de ataque pelos flancos, que o inimigo estava usando, deveria ser combatida com a divisão das tropas em duas metades, devendo cada uma das metades se ater na defesa de um lado (ou flanco, como queira). Que essa decisão fosse para impressão no HEDPC o mais depressa possível e que a tropa recebesse edições atualizadas do HEDPC em caráter de urgência urgentíssima. E temos dito.

O Soldado Raso, de posse da informação repassada, seguiu para a frente de batalha, mas só encontrou os corpos de seus patrícios estirados, todo o Reino pilhado e sucateado e as tropas inimigas batendo em retirada com todo o ouro, as riquezas, as colheitas, as donzelas, as revistas do Homem Aranha...

Desolado, voltou o Soldado Raso a informar os recentes acontecimentos para a Sessão Solene de Sua Majestade e Seus Nobres Cavaleiros, mas estes haviam passado a noite em claro e precisavam descansar. Fosse qual fosse o assunto, que só fosse discutido a partir das quatro da tarde, que ninguém é de ferro.


jane_de_paula@yahoo.com



Sobre Mim

Vaga Lume N’Alma

Sobre as Poesias

Madrugada

Escrever

Alma Linda

Normalidade

Não queria Falar Sobre Isso

Para Minha Mãe

Ocaso

Canção do Desalento

Torpor

Chuva

Sanidade

Uma Outra História de Amor

Saudade

Constatação
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui