Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Cotidiano -- 02/08/2002 - 20:49 (JANE DE PAULA CARVALHO SANTOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- Trrriiiiiiimmmm!!!

Assustado, Zeca olha o despertador: dez e meia.

- Caramba! Atrasado de novo!

Zeca tenta fazer as coisas rápido, para não atrasar mais, mas o corpo permanece em "slow motion". Castigo. Vai expiar a culpa de ter saído em noite de terça...

- Pega, amigo, pega...

Agora é a bateria do carro que arriou. Só faltava essa. A muito custo, consegue que o zelador do bloco venha lhe ajudar:

- Empurrar não posso, seu "dotô". Tenho "poblema" de coluna... Bico de papagaio, sacumé.
Que beleza de manhã... Empurrar não só o carro, como também o gordo do seu Tião.

Chegou ao banco às onze horas e dois minutos - menos mal. Mas cadê de achar vaga? Roda, roda... Onze e dez. Chama o flanelinha:

- Gente boa, dá para ficar aqui mesmo? - pergunta de retórica, pois, no meio da passagem, claro que não dá.

O flanelhina dá uma sonora tragada no cigarro sem filtro e analisa a paisagem em volta. Tudo demora.

- Olhaí, magnata... Você fechou tudo. Melhor deixar a chave comigo...

Deixar a chave com ele. Como se fosse manobrista oficial do pedaço.

Onze e quinze. Cede.

Corre, corre, corre... Senta, põe o crachá, abre a gaveta e o sorriso - o chefe, parece que não chegou ainda... Percebe uma presença atrás de sua cadeira.

- E então, Senhor José Carlos, esqueceu a reunião de oito e meia?

Ah, a reunião... Agendada há mais de quinze dias para a exposição da nova campanha. Todo o material foi preparado em conjunto com sua poderosa "ma non troppo" chefia, e está guardado em uma pasta, dentro da sua gaveta - trancada até às onze e dezessete desta manhã. Cronometradamente, duas horas e quarenta e sete minutos de atraso.

Não dá mais para adoecer sua pobre mãezinha, tantas foram as vezes que usou essa desculpa. Os filhos, este é um fato de domínio público, estão com a ex-esposa gastando o seu (dele) salário nas praias de Fortaleza. Só se... É isso!

- Seu Macedo, a minha empregada caiu e quebrou a perna, quando estava limpando o...

- Sua empregada ainda se chama Clotilde? - interrompeu o gerente.

- Sim senhor...

- Pois ela ligou aqui, por volta das nove horas, para lhe avisar que o filho dela está doente e ela estava na fila do posto de saúde. Disse que tentou ligar várias vezes para a sua casa, mas o telefone não atendia. Fato esse que pode ser atestado pela nossa telefonista que também tentou contactá-lo.

- É... Digo, assim...

- Chega. A não ser que o senhor vá sustentar uma tese de abdução, não diga mais nada. O material que preparamos, me entregue, sim?

Estendeu, trêmulo, a pasta ao gerente. Precisava de um café. Agora não dá, tem cliente chegando.

- Bom dia!

- Só se for para você e para esse seu banco de gente incompetente. Na hora de cobrar as tarifas, ninguém demora, ninguém titubeia. Záz! Limpam a conta. Agora, na hora de me pagar os juros do meu dinheiro...

E lá se vai ela, desfiando em alto e bom tom o seu rosário de reclamações; chamando a atenção dos clientes, dos colegas e, em especial, do gerente.

Nesse ritmo vai até às três da tarde, quando não dá mais conta de encher de café o buraco dentro do estômago. Vai almoçar ali perto, num self service qualquer, pegar os restos mortais do que foi servido hoje. Tudo frio e engordurado, mas não tem saída... Ou vai essa gororoba, ou um cachorro quente com refri. Depois da primeira garfada, pensou que pelo menos o cachorro estaria quente.

De volta ao posto, o prenúncio usual de azia é exterminado com um comprimido digestivo qualquer. Teve uma vez que o médico lhe disse que isso dava úlcera - mas azia a esta hora - hoje - é bem pior que qualquer úlcera.

Depois de fechadas as portas ao público, é hora de expediente interno. O gerente conseguiu remarcar a reunião para as oito e meia de amanhã. Sua última chance de acertar, esteja aqui às oito em ponto, ou desmarco a reunião e assino sua demissão.

Na sessão rádio-corredor, escuta que o banco está trocando seu pessoal velho por estagiários; que no acordo coletivo, o sindicato patronal levou a melhor: aumento de tarifa, sem aumento de salário; que a D. Emengarda, a polaca boazuda do prédio da frente, já deu para todo mundo - menos para ele.

Recebe um telefonema:

- Aí Zeca! Tá dentro hoje? Estamos armando de ir...

- Tô fora! - interrompe seca e bruscamente o Senhor José Carlos, Assistente da Gerência do Banco, pensando na reunião de oito e meia, para a qual ele deverá estar aqui às oito...

Silêncio no outro lado da linha.

- Mas onde é mesmo que vocês vão? - quer saber o curioso Zeca... E é o Zeca que vive fora das paredes blindadas desta tão modernamente decorada prisão.

E é o Zeca que vai enfiar o pé na jaca - em plena quarta feira - por que quando sai dali, o cara se transforma e segue recitando os versos do mestre Pessoa:

"Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."


jane_de_paula@yahoo.com



Sobre Mim

Vaga Lume N’Alma

Sobre as Poesias

Madrugada

Escrever

Alma Linda

Normalidade

Não queria Falar Sobre Isso

Para Minha Mãe

Ocaso

Canção do Desalento

Torpor

Chuva

Sanidade

Uma Outra História de Amor

Saudade

Constatação
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui