Lá na lagoa mora um sapo, que passa a sua vida vadiando.
Os seus dias são todos iguais, sempre coaxando preguisosamente e enlaçando com sua língua fina e comprida os insetos desavisados que voejam perto dele.
Se a tarde é muito quente ele, volta e meia, pula na água, se refresca e volta pra beira da lagoa aonde volta a caçar moscas e a continuar em sua vadiagem.
Teve um dia em que o sapo passou horas olhando o comportamento de um girassol. Viu que ele acompanhava com atenção o caminhar do sol, como se por ele estivesse apaixonado. Que a haste do girassol parecia um pescoço fino e longo que se torcia para acompanhar em seu trajeto o astro rei, estendido sempre na direção que ele estava.
O sapo não entendia porque o girassol fazia aquilo. Não conseguia entender o que ele via no sol.
Teve uma hora em que o sapo coaxou, uma estridente gargalhada, e falou para o girassol:
- Você é meio maluco, não é? Fica ai o tempo todo olhando para o sol, sem ter mais o que fazer.
- Que sapo mais bobo que você é, respondeu o girassol.
- Você é tão burro que não sabe, que tudo o que tem vida sente fome e sede. Precisa de alimento pra viver?
- Veja a lagarta por exemplo. Ela passeia o dia todo pelas folhas e em cada uma que ela passa deixa um buraquinho, que é um pedacinho que ela come.
- Os passarinhos comem as sementes das árvores e os frutos maduros.
- Todo ser vivo se alimenta de algo. Você não fica o dia todo caçando mosquito?
- Olha, que até cobra come sapo.
- Coaxe, o sapó coaxou assustado e deu um pulo para trás.
O sapo saltou então para a lagoa e foi tomar um banho, não mais disposto a caçoar do girassol.
CARLOS CUNHA
O Poeta sem limites
Arquivo do Poeta / Lágrimas nos olhos de uma borboleta azul
Nas páginas do Poeta lazer, cultura e diversão para todas as idades
O Poeta sem limites em outros espaços da NET
O MAIS NOVO PONTO DE ENCONTRO DOS BRASILEIROS QUE MORAM NO JAPÃO
Onde quem manda é a boca. Além dos pratos especiais da casa servimos refeições rápidas da deliciosa comida brasileira, todos os dias. Na madrugada divirta-se, cante karaokê com músicas brasileiras, japonesas, espanholas, italianas, americanas e internacionais, tome os drinks especiais da casa, muita cerveja bem gelada e não deixe de saborear nossas saborosas porções. A sobremesa principal é os beijos ardentes que rolam até o dia amanhecer.